Aproveito para deixar aqui expresso o meu sincero pedido de desculpas a todos os membros do ICOM que amanhã se reúnem em sessão plenária para votar a constituição de novos corpos gerentes. Pelo motivo que está presente no post anterior não me é possível ir a Lisboa e participar na eleição. No entanto, quero deixar aqui expressos os votos de sucesso e felicidade a todos os que vão entrar para estas novas funções e agradecer o trabalho realizado pelas pessoas que deixam a comissão portuguesa, tendo desenvolvido um excelente trabalho nos últimos anos.
Mais tarde falarei aqui sobre algumas questões das linhas programáticas que me foram enviadas pela única lista candidata (o que saúdo desde já, pelo compromisso público que assumem) e sobre a importância que tem a existência de uma comissão nacional empenhada e forte do ICOM para a museologia portuguesa.
Espero que esta nova direcção possa projectar o ICOM -Portugal de forma significativa junto dos profissionais de museu e num contexto mais alargado à escala nacional. Reivindicações precisam-se, há muitos problemas a afectar os museus e os profissionais de museu. É necessário uma lufada de ar fresco e capacidade combativa nos tempos que aí vêm.
Cumprimentos,
Ana Carvalho