E pronto… finalmente recentra-se o tema do Dia Internacional de Museus na capacidade que as coleções têm para ligar as pessoas, as instituições, o mundo! Eu sou, como penso que devem saber, um acérrimo defensor das coleções e do seu papel vital nos museus. Afinal sem uma coleção não me parece que faça sentido chamarmos a uma instituição qualquer museu. Bem sei a relevância e enfoque que o cumprimento do papel social dos museus tem hoje em dia, mas o que defendo é que são as coleções que nos permitem cumprir esse papel nas mais diversas dimensões.
O ICOM na apresentação do DIM diz-nos “This theme is a reminder that museums are living institutions that help create bonds between visitors, generations and cultures around the world.” e eu acrescento, concordando com tudo, que as coleções, a cultura material, as suas histórias, o fascínio que exercem em nós, nos facilitam de sobremaneira essa tarefa!
Espero que os museus portugueses, como habitualmente, saibam dar uma resposta à altura a este tema agora proposto.
Além de subscrever, acrescento ainda que só com as colecções podemos cumprir e esse desiderato e, a fazê-lo sem as colecções é sermos qualquer outra coisa. Afinal, as colecções são ou não o nosso activo mais precioso e mais rentável. Ou então, estamos no negócio errado?…