A Coleção Estudos de Museus, uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, acrescenta em 2020 4 novas edições, que procuram divulgar um conjunto de bons estudos e investigações sobre museus e Museologia que abordam diversos temas e perspectivas e saem da pena de 4 competentes colegas.

Duas destas obras foram já apresentados Diogo de Macedo e o Museu de Arte Contemporânea. Pioneirismo e herança na redefinição do Museu de Arte, de Isabel Falcão e Transformar Arte Funcional em Objeto Museal, de Sofia Ponte, estando previsto ainda o lançamento das obras Museus e Escolas. As relações pedagógicas e o papel dos jovens, da Marta Ornelas, no próximo dia 20 de Abril, pelas 18:00h, no Facebook da DGPC, e Os Imperativos da Arte. Encontros com a loucura, da Stefanie Franco (cujo link não consegui ainda encontrar na loja da DGPC), uma semana depois, a 27 de Abril, à mesma hora e no mesmo local.

Os vídeos dos lançamentos anteriores podem ser (re)vistos na página da DGPC no Facebook. A coleção Estudos de Museus conta agora com 21 publicações (salvo erro) que representam um conjunto de estudos importantes e atuais sobre diversos aspectos dos museus e museologia em Portugal e tem sido um importante veículo do conhecimento produzido na academia para todos os que trabalham em museus, senão mesmo o mais importante veículo entre nós.

Espero muito sinceramente que a DGPC encontre sempre forma de manter esta importante parceria com a Caleidoscópio e, já agora, que venha daí um estudo sobre documentação em museus.