Poucas são as vezes que uma apresentação me impressiona por todo o seu conjunto, mas a que coloco abaixo é simplesmente fascinante no forma e no conteúdo. A forma como educamos as nossas crianças e as imposições que lhes colocamos podem ser castradoras do potencial de cada um, no entanto continuamos sem querer saber muito bem para onde vamos. Pensamos que o melhor remédio é não chumbar ninguém e baixar o grau de exigência. Avaliamos com base em pressupostos ultrapassados e num modelo ultrapassado, mas insistimos em tapar o sol com a peneira do Magalhães e assobiamos para o lado como se não fosse assunto nosso.
Em todo caso coloco aqui o link desta apresentação, porque desde há muito tempo que julgo que os museus, centros de ciência, arquivos, bibliotecas, teatros, etc. poderiam ter um papel extremamente importante na construção de um novo paradigma para a educação.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U]
Olá Alexandre, obrigada por este post.
Partilho contigo o tedtalk de Ken Robinson sobre como é que a escola mata a creatividade.
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html
Olá Isabel,
Eu é que agradeço a visita e a partilha/lembrança dessa talk. Já a tinha visto, mas tinha-lhe perdido o rasto (n me recordava do autor). Obrigado!
PS: parabéns pelo seu blog! (confesso que não conhecia!)