Qual dos meus amigos não se lembra de uma ida à biblioteca há uns anos atrás onde foi completamente “esquecido” pelo pessoal que o deveria encaminhar? Certamente haverá bastantes pessoas que também têm excelente experiências nas bibliotecas. Eu tive na primeira vez que visitei uma (a biblioteca Gulbenkian em Espinho), mas também tive uma experiência péssima na minha primeira visita à biblioteca Municipal do Porto. Não estava habituado àquela dimensão. Perdia-me a consultar o catálogo e fui mandado à fava por um funcionário a quem pedi auxílio. Devia pensar que o estava a gozar, quando realmente estava desesperado à procura de um livro para um trabalho de Metodologia da História.

Felizmente têm sido poucas as situações como estas, mas também já me tinham acontecido na Biblioteca Nacional de Lisboa, no entanto, é com um sorriso que vos digo que o serviço que a BN presta hoje em dia aos seus utilizadores é de topo. Muito eficientes, simpáticos e informados os seus funcionários, e com condições de utilização (salas, acesso à net, catálogo informatizado e acessível em qualquer lado) óptimas. A única coisa a resolver é mesmo a passagem dos aviões aqui por cima. Venha daí a Ota, não é?