Foi inaugurada no dia 20 de Junho 2008 a Rotunda de Locomotivas do Museu Nacional Ferroviário. Este espaço integra-se na construção do complexo museológico que surgirá no Entroncamento.

Trata-se da reinterpretação da antiga “cocheira de locomotivas”, que servia para recolha do material circulante.

A Rotunda de Locomotivas apresenta 13 vias que confluem para uma placa giratória, que por sua vez conecta com as vias da estação e inverte a marcha das máquinas. Aqui poderão ser apreciadas locomotivas que utilizam diversas formas de energia: vapor, o diesel etc., para além de algumas carruagens, como a Carruagem-Hospital e a Carruagem Presidencial, dos anos 30, utilizada pelos presidentes Carmona, Craveiro Lopes e Américo Tomás, etc.

Fonte: Sistemas do Futuro, Lda.

A Sistemas do Futuro participou neste projecto com o desenvolvimento de uma visita guiada através de PDA’s que permitem obter mais e melhor informação sobre a colecção do Museu Nacional Ferroviário. Aconselho uma visita assim que o Museu estiver aberto ao público e endereço os meus parabéns pelo projecto a toda a equipa do museu. Espero que agora o património ferroviário português possa ter o tratamento que merece.

Mais informações:

Rotunda de Locomotivas do Museu Ferroviário Inaugurada