Devo confessar que é um tema muito interessante, mas sobre o qual não tenho dados para me pronunciar a favor ou contra. Por princípio inclino-me para a gratuitidade no acesso às exposições permanentes dos museus e pela cobrança de bilhetes nas exposições temporárias que os museus normalmente organizam, mas confesso que me preocupa a fonte de rendimento proveniente dos acessos (será uma percentagem pequena, mas num orçamento pequeno é relevante) ser posta de lado sem qualquer alternativa. No entanto é de salientar e de louvar o simples facto do Ministério da Cultura e do Instituto dos Museus e Conservação estarem a considerar essa hipótese (conforme li aqui e aqui).

Eu proponho que se faça uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia e se desvie o dinheiro que os jogos da sorte atribuem ao futebol para a cultura e especificamente para os museus e património em geral. Parece-me muito mais útil do que financiar um produto que já devia ter pernas próprias para andar e aproveitavam-se recursos para promover e preservar a nossa herança cultural. É apenas uma ideia.