Há uns tempos, em conversa de amigos, alguém disse algo parecido com “então e a Google? A Google não lança nada para museus? Até é de estranhar!”

Esta frase fez-me pensar que seria interessante perceber o que poderia fazer a Google no mundo dos museus. Claro que aquilo que os museus podem fazer através de ferramentas da Google é bastante mais simples e fácil de perceber (pelo menos para alguns museus e algumas pessoas do meio), mas o que me suscitava uma dúvida grande era perceber o que a Google, esse gigante da tecnologia e da informação, poderia fazer com os conteúdos mais significativos da cultura material humana que se encontram, como não podia deixar de ser, nos museus.

Uma primeira resposta tinha sido dada com um projecto feito em parceria com o Museu do Prado que pode ser encontrado aqui. Uma visita ao museu através do Google Earth e maps. Nada mau pensarão vocês, certo? No entanto, hoje a Google lançou o Google Art Project, em parceria com alguns dos principais museus do mundo, que tem a seguinte missão:

A unique collaboration with some of the world’s most acclaimed art museums to enable people to discover and view more than a thousand artworks online in extraordinary detail.

Parece simples, certo? E é, segundo o que dizem a tecnologia é a mesma usada no Street View (mais do que testada), mas adaptada ao interior dos museus. Um excelente projecto que, ao que é dado a entender no site do projecto, será estendido a outros museus.

Podem obter mais informações e visitar alguns dos museus mais fabulosos neste site.

PS: eu sou um apaixonado pela pintura “Os Embaixadores” de Hans Holbein, the Younger!

Editado: A notícia do Público sobre este projecto.