Entre hoje e ontem chegam-me estas notícias:

Museu Regional de Beja em risco de fechar (segundo o que depreendo desta notícia);

SEC anula despacho do IMC que não reconduziu no cargo directora do museu José Malhoa (no Público online);

Interrogo-me se alguém se preocupa realmente com os museus. Recordo aqui que há pouco tempo atrás já se fecharam museus, por falta de condições financeiras, e que as notícias que têm vindo a público não ajudam a manter a coesão do sector. Por isso seria importante definir estratégias o quanto antes e criar um rumo sólido com base nelas.

Uma breve, mas boa, notícia é a entrega do Prémio de Museu Europeu do Ano que decorre, a 19 de Maio, no Museu Municipal de Penafiel e que tem a concurso três museus portugueses. Dos três apenas conheço o Museu do Côa e por isso não tenho opinião formada, mas pode ser que fique uma vez mais por cá. A ver vamos.