É tão estranho (no sentido de raro) por cá ver um qualquer tema debatido, discutido e alvo de uma reflexão abrangente, que me causou alguma estranheza, devo confessar, esta iniciativa da Museums Association que pretende discutir o futuro e o impacto que os museus poderão ter no futuro do mundo.

Questões de género, igualdade, imigração, conflito de gerações, integração social, ambiente, educação, entre outras são o foco do debate e da consulta (paper e summary do Museums 2020) que a Museums Association realizou até ao passado dia 31 de Outubro (percebem agora os mais atentos, porque só agora falo neste assunto). Embora o período de consulta esteja já esgotado (no entanto as páginas sobre o assunto ainda estão disponíveis na net), é com bastante interesse que olho para esta iniciativa e que anseio pelos resultados (julgo que a MA tem publicado sempre) dos debates sobre este tema realizados na sua conferência anual que teve lugar, no início deste mês, em Edimburgo.

De alguns contributos e pontos de vista sobre o assunto que li até agora, gostava de destacar o da Collections Trust, uma instituição que admiro e que está directamente ligada à minha área de investigação, mas que ao longo dos últimos anos tem dado um importante contributo para o desenvolvimento dos museus no Reino Unido (e não só) nas mais diversas áreas. Desse contributo gostava de destacar um dos aspectos chave enunciados no blog da Collections Trust:

As it currently stands, Museums 2020 focuses exclusively on the impact of museums on current social welfare and social policy agendas. We are concerned that this fundamentally limits it both in terms of scope and long-term relevance. We strongly urge the Museums Association to take a broader view which encompasses both the celebration of museums as a tremendously important part of public life and the fact that their impact is uniquely rooted in material and intangible culture – the Collections they manage on behalf of the public.

E por cá? Quando discutiremos o futuro dos museus e o seu impacto e papel na saída da crise?