Antes de vos deixar algumas impressões sobre o seminário onde participei ontem, no Museu de Aveiro, sobre o papel das tecnologias nos museus, permitam-me um agradecimento a toda a organização pela forma como fui recebido e pela oportunidade de voltar a “trabalhar” no “meu” museu e rever os grandes amigos e colegas que tenho lá. Foi muito bom.
A conferência resulta de uma parceria que o museu tem com a Universidade de Aveiro e que tem conduzido à criação de projectos de investigação científica que têm como objecto de estudo (ou de aplicação da investigação) o Museu de Aveiro. Uma parceria com tudo para ter sucesso a avaliar pelas apresentações de vários investigadores e professores da UA e pelo interesse demonstrado pelo público (uma sala cheia como merecem as instituições que organizaram o evento) e pela discussão que se gerava em torno das diferentes comunicações.
Eu gostei de conhecer melhor o trabalho da UA nesta área de investigação e fiquei particularmente agradado com o trabalho apresentado pelo Mário Vairinhos sobre interfaces tangíveis em contextos de museus, pela visão do Rui Raposo sobre o ciclo da experiência da visita a um museu, pelos projectos da Carolina Correia, do Rúben Carvalho e da Joana Carvalho e pela reflexão da keytalk de Francisco Providência sobre a imersão dos visitantes na exibição dos museus e a evolução que se verificou nesta matéria ao longo dos tempos.
Pelo que me foi dado a saber é um evento que os responsáveis pretendem repetir (neste ou noutro formato) e, portanto, tenho que os saudar por isso. O papel da tecnologia nos museus é um tema que exige muito conhecimento, reflexão e discussão. Só assim os museus se podem preparar para o futuro.
PS: em breve ficará disponível aqui a minha apresentação.
Blogs
- a.muse.arte
- Alexandre Pomar
- De Rerum Natura
- Digital Nerdosaurus
- Grupo de Amigos do MNAA
- História e Arte
- Indústrias culturais
- Material World Blog
- Mediamusea
- Monumentos desaparecidos
- Museália
- Museum 2.0
- Musing on Culture
- No Mundo dos Museus
- Notas soltas
- O arquivista
- Open Objects
- Pporto dos museus
- Projecto BAME
- Registrar Trek: The Next Generation
- Sopas de Pedra
- The Attic
- The Ministry of Curiosity
Blogs de Museu
Colecções online
Documentação
Empresas
Museus
- Guggenheim
- Leopold Museum
- Metropolitan Museum (NY)
- MOMA NY
- Museu de Artes Decorativas Portuguesas – FRESS
- Museu do Caramulo
- Museu do Côa
- Museu do Oriente
- Museu do Papel
- Museu dos Coches
- Museu Gulbenkian
- Museu Hermitage
- Museu Municipal de Penafiel
- Museu Nacional d' Art de Catalunya
- National Museum of American History
- The British Museum