O Mouseion já tem 16 anos e já teve diversas vidas. Começou no Blogpost, passou para o wordpress, ganhou autonomia com um primeiro domínio (www.mouseion.me) e, finalmente, chega a esta casa, primeiro com um tema mais escuro e, desde ontem, com uma imagem clara, mais “clean” (como os meus amigo designers gostam de dizer) e simples.

É a minha casa online. É o local onde vou “despejando”, de forma mais ou menos completa, mas sempre sincera e direta, o que me vai na alma sobre o panorama dos museus e dos profissionais dos museus em Portugal e no resto do mundo. É, sempre foi o meu intuito, um local de partilha de pensamentos, opiniões e ideias. Não só minhas, mas graças ao Speaker’s Corner (copiado por mim ao famoso local em Hyde Park, Londres e também por muitos mais) é também um local de partilha para um conjunto de amigos que muito admiro.

Tem sido também, um local de encontros. Através deste canto já conheci diversas pessoas, em Portugal e no Brasil principalmente, cujo trabalho e dedicação aos museus muito admiro. Ganhei, através desta casa, amizades que ficarão para a vida. Várias vezes pensei em torná-la bilingue, mas a preguiça é um monstro com que luto constantemente, mas que também de forma constante me vence e eu acabo acarinhando! No entanto, reconheço que poderia ter muitos mais contactos se lutasse ainda mais contra ela…

É também um bocadinho responsável por uma outra casa, partilhada com a Zé, que podem acompanhar aqui. As Conversas de Muzé são uma versão pública das conversas que tenho com a Zé (Maria José Almeida), uma excelente amiga, alma gémea da documentação e normalização, que faz o favor de aqui me acompanhar e de usar do Mouseion e da sala de visitas que é o Speaker’s Corner.

Enfim, o Mouseion é tudo isto e mais alguma coisa! Venham daí mais uns anos com esta renovada cara e, principalmente, com todos vocês que aqui me lêem!