Na próxima sexta-feira, dia 19 de Março, irei fazer uma conferência integrada nas comemorações do dia da Direcção de História e Cultura Militar do Exército a convite dos seus responsáveis a quem desde já agradeço a oportunidade.

O tema da conferência será a importância da documentação em museus no actual panorama da sociedade de informação em que vivemos. Este importante tema da comunidade museológica não pode excluir instituições tão importantes para o país como o Exército ou os outros ramos das Forças Armadas, que possuem um enorme e riquíssimo património histórico. Assim sendo há que louvar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Exército e pelos museus por si tutelados na conservação, estudo e divulgação de um acervo que representa uma importante parte da História de Portugal.

Importa também aqui divulgar o importante trabalho desenvolvido, no âmbito da sua tese de mestrado intitulada “UMA NOVA REDE DE MUSEUS PARA O EXÉRCITO PORTUGUÊS”, pelo Ten. Cor. Francisco Amado Rodrigues, na qual são apresentadas algumas das ideias sobre o que deverá ser o futuro dos museus militares. Poderão obter mais informação sobre a tese neste link da Porbase.